• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Central de atendimento do Corpo de Bombeiros de Canoinhas será transferida para Lages

Tema está sendo debatido na Câmara de Vereadores; Bombeiros apontam eficiência e redução de custos com centralização.

Um requerimento, de autoria do vereador André Flenik (PL) de Canoinhas, foi encaminhado ao Secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina manifestando preocupação com a possível transferência da Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COBOM) de Canoinhas para Lages.

O parlamentar argumenta que a mudança pode aumentar o tempo de resposta em atendimentos de urgência em toda a região do Planalto Norte, já que operadores locais possuem conhecimento geográfico e social que facilita o envio ágil de socorro, elemento crucial em situações em que segundos podem salvar vidas.

Atualmente, a central em Canoinhas atende municípios como Porto União, Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre, entre outros. Segundo o documento, a transferência poderia repetir problemas semelhantes ao SAMU, cuja central em Joinville enfrenta dificuldades para atender de forma eficiente a região de Canoinhas devido ao distanciamento físico e ao desconhecimento da realidade local.

Resposta oficial

Em resposta, o Tenente-Coronel Marco Antônio Eidt, comandante interino da 2ª Região dos Bombeiros, explicou que a transferência faz parte de um processo de regionalização das Centrais de Emergência do CBMSC, visando melhorias tecnológicas, otimização de recursos humanos e redução de custos operacionais.

Conforme o comandante, a centralização não afetará o tempo de resposta, já que o acionamento das equipes continua sendo feito pelas unidades locais, enquanto o atendimento telefônico ocorre de forma padronizada em todo o Estado. Eidt destacou que a centralização em outras regiões, como no Oeste, já ocorre sem prejuízos à população, garantindo economia e modernização no atendimento às emergências.

Segundo ele, todos os quartéis permanecerão ativos, e os atendimentos seguirão sendo realizados pelas equipes de cada município, garantindo a preservação do vínculo comunitário com as cidades atendidas.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Ação rápida da Polícia Militar recupera pertences e prende suspeito em flagrante.
Vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital; PM registrou boletim de
Vítima foi agredida com pedaços de madeira e facão após discussão; suspeito foi localizado e
Não existem mais publicações para exibir