Dia das telecomunicações: empresas movimentam a economia brasileira
Foto: Empresômetro
O mercado de telecomunicações no Brasil é um dos mais competitivos do planeta, porque pequenos e médios players conseguem oferecer serviços e preços próximos às grandes corporações.
São pouco mais de 11 mil empresas atuando no setor, seja por conexão física, seja por wireless, de acordo com dados do Empresômetro. A área de telecomunicações possui uma fatia grande de mercado, que chega a movimentar 38 bilhões de dólares, mas que nos últimos anos vem se mantendo estável.
Para crescer, a principal meta dessas empresas deve ser o B2B (Business-to-Business), comércio estabelecido entre empresas, oferecendo serviços e soluções a todos os tipos de negócios, investindo em prospecção e alocação de recursos onde o cliente está. “Algumas alternativas como Internet das Coisas e Gerenciamento de Processos de Negócios são realidades para muitos empresários, e é algo que deve ser explorado pelo setor”, destaca o diretor executivo do Empresômetro, Otávio Amaral.
Mesmo com as alternativas virtuais crescendo, é possível, prestando um serviço de qualidade e diversificado, manter a receita dessas empresas.
“Quanto mais qualificada for a prospecção dessas empresas, melhor será o índice de retorno, tendo consequências diretas no faturamento”, explica Amaral.
Inovar e focar estratégias em novos produtos e serviços é uma tarefa árdua para qualquer negócio, na telecomunicação é ainda mais difícil pela grande concorrência, mas é preciso e somente aqueles que investirem é que terão sucesso.