• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Governo do Paraná determina toque de recolher para conter avanço do coronavírus

Expectativa é que o decreto seja publicado nesta quarta-feira (2). Restam detalhes a serem definidos.

 

 

 

O governo do Paraná confirmou nesta terça-feira (1) que vai determinar toque de recolher e a retomada do trabalho remoto aos servidores estaduais. As novas regras vão entrar em vigor por meio de decreto, que será publicado até amanhã (2). As medidas restritivas têm o objetivo de conter o avanço do coronavírus registrado em novembro.

 

“Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), e em alinhamento com os gestores municipais, serão produzidos dois novos instrumentos jurídicos para ajudar a conter a alta disseminação do vírus verificada nos últimos dias. Um deles refere-se à restrição de horário para circulação de pessoas no período noturno – ‘toque de recolher’. A outra recomendará a retomada das atividades de trabalho remoto de servidores estaduais”, informou o governo estadual em comunicado à imprensa.

 

A administração ainda pode incluir o fechamento de praças e parques, além das restrições das festas de fim de ano. Isso poderia acarretar em mudanças na grande programação elaborada pela prefeitura de Curitiba.

 

Os últimos detalhes serão definidos até o fim do dia já que o governador Ratinho Junior cumpriu agenda ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em Foz do Iguaçu, nesta manhã. Eles vistoriaram a construção Ponte da Integração, que será usada para desafogar o trânsito da Ponte da Amizade, principal fronteira entre Brasil e Paraguai.

 

Uma das pendências é sobre o horário do toque de recolher. Há dúvida se a medida deve se iniciar às 22h ou 23h e se irá até 5h ou 6h da manhã do dia seguinte.

 

O último boletim do coronavírus divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), aponta que o Paraná acumula 6.099 óbitos e 277.424 diagnósticos positivos desde o início da pandemia, em março.

 

Apenas em novembro, foram 56.156 casos confirmados, número duas vezes maior em relação às confirmações de outubro.

 

Além disso, o desgaste do sistema de Saúde preocupa a atual administração. A capacidade de atendimento está chegando ao limite apesar da ativação de novos leitos e da suspensão das cirurgias eletivas, que entrou em vigor hoje. Conforme o painel da transparência da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 83% das UTIs adultas exclusivas pra covid-19 estão ocupadas. São 1.063 leitos existentes e restam 185 livres.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Pesquisa indica prejuízos à memória e à qualidade de vida, especialmente entre adultos e idosos
Atuação técnica garantiu recordes nas exportações de carnes, avanços sanitários e ampliação de mercados em
Iniciativa destaca papel das mulheres no agro e reforça necessidade de políticas públicas e igualdade
Não existem mais publicações para exibir