Pelo menos mais três ondas de frio intenso devem chegar ao Estado até agosto, segundo a Epagri/Ciram. Mesmo assim, o último boletim do órgão indicava que, na média, as temperaturas serão um pouco mais elevadas que o comum nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí. Na Serra, nos planaltos e no Oeste, por sua vez, as temperaturas ficarão próximas das médias históricas. Em relação às chuvas, o mês de agosto deve ter a maior precipitação pluviométrica, com a média podendo chegar a 190mm no Oeste catarinense.
“A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca”, aponta o último relatório da Epagri/Ciram.
PRIMEIROS DIAS
Apesar de marcar o primeiro dia do inverno, a quinta-feira, 21, terá temperaturas mais altas e predomínio do sol em todo o estado, principalmente no período da tarde. A condição, no entanto, é isolada. Na sexxta-feira, 22, uma frente fria que vem do Rio Grande do Sul fará com que a formação de nuvens seja mais intensa, gerando a possibilidade de chuva. As temperaturas também devem cair em relação ao dia de hoje.