
Depois de a safra normal do feijão ser atingida pelo excesso de chuvas logo no início da implantação das lavouras e de a estiagem ter prejudicado o final do ciclo da cultura, os produtores vivem nova realizada na safrinha.
“Foram grandes as perdas na safra normal, mas a safrinha vem superando com variedades resistentes como o Esteio”, avalia o secretário de Desenvolvimento Rural, Edison Kuroli. As lavouras estão se desenvolvendo bem até agora com o tempo propício.
“Caso não sejamos surpreendidos por algumas geadas até 15 de maio, a safrinha deixará de ser safrinha e só perderá pela sua área”, informa Kuroli.
Apesar de estarem boas, o preço o feijão não agrada o produtor. “O investimento é muito caro. O custo para produzir é muito alto e a nossa margem de lucro é pequena para os preços praticados em nosso mercado”, lamenta.