
Um seminário promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), busca fortalecer as candidaturas femininas e aumentar a participação das mulheres na política. O evento, intitulado “Quero você eleita”, será realizado na quinta-feira (11) e tem como objetivo promover a atuação suprapartidária e a criação de redes colaborativas para as candidatas em Santa Catarina.
A diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, destacou a importância da inclusão feminina na política como uma questão de justiça e interesse público. A participação de mulheres no Congresso brasileiro é inferior a 20%, conforme relatório da União Inter-Parlamentar (UIP) de 2022, que mostra 17,7% de representatividade na Câmara dos Deputados e 16% no Senado. Globalmente, apenas 26,5% das cadeiras parlamentares são ocupadas por mulheres, e a UIP estima que a paridade de gênero nos parlamentos levará 80 anos para ser alcançada.
A Escola do Legislativo tem se dedicado a iniciativas que incentivam a participação feminina na política, como a Caravana da Inclusão da Mulher na Política, que percorre o estado para conscientizar e preparar as mulheres para cargos eletivos. O seminário “Quero você eleita” faz parte desses esforços, abordando aspectos técnicos e estratégicos para as candidatas, incluindo palestras sobre comunicação política, registro de candidaturas e enfrentamento da violência política de gênero.