Evento aconteceu na Praça Lauro Muller, nesta quinta-feira, 19. Fotos: Edinei Cruz/Rádio Clube de Canoinhas
Nesta quinta-feira, 19, o 3º BPM de Canoinhas realizou a Solenidade de Formatura Alusiva ao Dia da Bandeira, comemorado no dia 19 de novembro. O evento aconteceu ao meio-dia, na Praça Lauro Muller, com hasteamento e a tradicional queima das bandeiras, e contou com a participação de 15 policiais militares, agentes temporários e policiais da reserva.
Na cerimônia, que é prevista por lei, a Bandeira Nacional é incinerada pois não pode ser armazenada, mas sim substituída a cada ano. “Bandeiras de todos os órgãos que estejam rasgadas, desgastadas, são conduzidas até uma Unidade Militar, já que não se pode fazer o descarte no lixo, pois configura crime, por desrespeito ao símbolo nacional”, disse o Tenente Coronel Silvano Sasinki.
O subtenente Clemente Carlos, policial mais antigo da unidade, foi quem incinerou as bandeiras que estão em más condições. Emocionado, ele conta que aceitou de imediato o convite para participar do evento. “Na Polícia Militar deixei a minha juventude, aqui criei meus quatro filhos, sendo que dois seguiram a carreira militar, e quando recebi esse convite do Tenente Sasinski, muito me alegrou em estar aqui presente. A minha gratidão pela lembrança”. Os filhos a quem o senhor Clemente se refere, é o Cabo Carlos da Polícia Militar e o subtenente Willian, do Corpo de Bombeiros de Três Barras.
Após incineradas as bandeiras, foram plantadas mudas de ipê e cerejeira, juntamente com as cinzas. O ato simbólico tem como objetivo garantir que a tradição não se perca no tempo, e que ao passar pelo local, seja lembrado que ali, foram queimadas as bandeiras.
Participaram dos plantios o subtenente Clemente Carlos, com uma muda de ipê, e o soldado da reserva, Virgílio dos Anjos, que plantou uma muda de cerejeira.
