
Pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) desenvolveram o E-Gluco, uma tecnologia que monitora os níveis de glicose no sangue de forma não invasiva, eliminando a necessidade de furar o dedo. O dispositivo funciona 24 horas por dia e mede a glicose por sinais elétricos na pele, permitindo monitoramento contínuo e fácil acesso aos dados. A inovação, liderada pelo engenheiro biomédico Pedro Bertemes Filho, já está em teste no Hospital de Azambuja, em Brusque, após aprovação inicial pela Anvisa.
Atualmente na versão 3.0, o E-Gluco utiliza inteligência artificial para analisar e fornecer informações úteis, como tendências e alertas para prevenir crises de hipoglicemia. As medições são armazenadas e exibidas de forma simples para o usuário, com o objetivo de facilitar o controle glicêmico, especialmente em pacientes com diabetes tipo 1.

O próximo passo do projeto é adaptar a tecnologia para dispositivos portáteis, como smartwatches, para que os pacientes possam usar o monitor 24 horas, incluindo durante o sono. A expectativa é de que o E-Gluco esteja disponível comercialmente em 2028, proporcionando uma alternativa prática e precisa para milhões de diabéticos no Brasil e no mundo.