
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a bandeira tarifária amarela para novembro, reduzindo a cobrança para R$ 1,885 por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, em comparação com os R$ 7,877 da bandeira vermelha 2 vigente em outubro. A mudança reflete o aumento recente nas chuvas, que contribuiu para a diminuição do custo de geração de energia, segundo a agência reguladora.
O alívio tarifário deve impactar positivamente o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com uma redução estimada de 0,29 ponto percentual, de acordo com análise da Warren Investimentos. Em outubro, a bandeira vermelha 2 foi acionada devido ao risco hidrológico e ao aumento no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). A melhora nesses indicadores permitiu o retorno à bandeira amarela.
Apesar da previsão de chuvas, a Aneel alerta que o nível dos reservatórios permanece baixo, exigindo a geração termelétrica complementar, que envolve custos mais elevados. No entanto, a expectativa de precipitações significativas nos próximos 20 dias oferece uma perspectiva positiva para a estabilização do sistema.