• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Comércio e serviços de SC crescem e impulsionam economia com expectativa de novos empregos

Ambos setores têm protagonizado a geração de empregos em Santa Catarina (Foto: Reprodução/Acaert).

O comércio e o setor de serviços de Santa Catarina encerram 2024 em ritmo acelerado, apresentando crescimentos significativos em relação ao ano passado. Dados do IBGE indicam que o volume de negócios no comércio teve alta de 7,2% em outubro, superando a média nacional de 6,5%. No setor de serviços, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 12,7% — o dobro da média nacional de 6,3%. A economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), Edilene Cavalcanti, atribui o desempenho à confiança das famílias e à proximidade do verão e do fim de ano.

O bom desempenho do comércio foi impulsionado principalmente pelo aumento das vendas de móveis e eletrodomésticos, que cresceram 23% no acumulado do ano. “As famílias catarinenses estão mais confiantes, com maior acesso ao crédito e maior intenção de consumo. Esse otimismo refletiu diretamente no aumento das vendas em outubro”, destacou Edilene. Já no setor de serviços, o destaque foi para as atividades relacionadas a transportes, serviços e correios, que avançaram 20,2%, beneficiadas pelo período festivo e pela preparação para a temporada de verão.

Além do crescimento econômico, os dois setores têm protagonizado a geração de empregos em Santa Catarina. Em 2024, o comércio abriu cerca de 16 mil novas vagas, enquanto o setor de serviços liderou com saldo positivo de mais de 64 mil postos de trabalho. “A expectativa é de que a temporada de fim de ano movimente ainda mais o mercado de trabalho catarinense, com contratações temporárias e aquecimento da economia”, projetou Edilene Cavalcanti. Juntos, os segmentos de comércio e serviços representam 57% dos empregos formais gerados no estado neste ano.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

A Agência Funerária Mão Amiga informa: Ocorreu ontem (19/06) o falecimento da senhora: Valdeci Conceição

Acidente foi registrado durante a madrugada deste sábado; nenhum ocupante foi encontrado no local
Ocorrências atendidas pela Polícia Militar nesta sexta-feira resultaram apenas em danos materiais e não deixaram
Não existem mais publicações para exibir