• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Ar-condicionado nem sempre aumenta consumo de combustível, diz especialista

Nem sempre o uso do ar-condicionado consome mais combustível (Foto: Banco de Imagens).

O impacto do ar-condicionado no consumo de combustível varia de acordo com as condições de condução, esclarece Boris Feldman, especialista automotivo. Segundo ele, em velocidades baixas, como no trânsito urbano, o uso do equipamento inevitavelmente resulta em aumento de gasto, já que a energia necessária para acionar o sistema não é compensada pela aerodinâmica do veículo.

No entanto, em rodovias, a situação é diferente. Quando o carro atinge velocidades acima de 90 km/h, manter as janelas fechadas melhora a aerodinâmica e pode neutralizar o aumento de consumo causado pelo ar-condicionado. Assim, ao contrário do que muitos acreditam, o equipamento nem sempre representa um gasto maior.

A recomendação de Feldman é analisar o cenário: em viagens urbanas, é quase inevitável gastar mais com o uso do ar-condicionado, mas em rodovias, o impacto pode ser mínimo se as janelas permanecerem fechadas. A informação ajuda motoristas a tomarem decisões mais informadas sobre a utilização do recurso.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

A Agência Funerária Mão Amiga informa: Ocorreu ontem (19/06) o falecimento da senhora: Valdeci Conceição

Acidente foi registrado durante a madrugada deste sábado; nenhum ocupante foi encontrado no local
Ocorrências atendidas pela Polícia Militar nesta sexta-feira resultaram apenas em danos materiais e não deixaram
Não existem mais publicações para exibir