O governador Jorginho Mello (PL) deve estar em Canoinhas nesta sexta-feira (12) para a inauguração da reforma da SC-477, rodovia que liga o município até a BR-116, na região entre Monte Castelo e Papanduva. A data escolhida coincide com o aniversário de 114 anos da cidade. A informação foi confirmada pela prefeitura, em entrevista à Rádio Clube de Canoinhas, quando a Prefeita, Juliana Maciel, fez o convite para a população participar e prestigiar a inauguração da rodovia.
Estrada Boa e investimento recorde
As melhorias na SC-477 integram o programa Estrada Boa, considerado um dos principais projetos da atual gestão estadual. Ao todo, foram R$ 133 milhões investidos em um trecho de 33 quilômetros com pavimento de concreto de até 25 centímetros de espessura, enquanto os trechos restantes receberam cobertura asfáltica.
A obra, contratada em 2022 e iniciada em outubro de 2023, também incluiu a implantação de faixas adicionais em pontos de ultrapassagem, além de novos acessos, intersecções, ciclofaixas e passeios em áreas urbanas. No trecho de 1,5 km que passa pela área urbana de Canoinhas, a opção foi pelo asfalto.
Relevância para o Planalto Norte
A SC-477 é considerada um dos principais corredores logísticos do Planalto Norte, fundamental para o escoamento da produção e para a ligação entre municípios da região com a BR-116. O tráfego na rodovia já havia sido parcialmente liberado em maio, mas faltava a conclusão da pavimentação e serviços complementares, como sinalização e instalação de pontos de ônibus.