• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Hemosc será reaberto em Canoinhas, anuncia governador Jorginho Mello

Unidade funcionou entre 2009 e 2017 e volta a atender após reivindicações da comunidade.

O governador Jorginho Mello (PL) confirmou nesta sexta-feira (12), em evento com a imprensa em Canoinhas, que o Hemosc será reaberto no município. A informação foi detalhada pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, que garantiu que o investimento já está assegurado. Na próxima semana, será definido o local de atendimento, que pode funcionar novamente no Hospital Santa Cruz ou em outro espaço considerado adequado.

O Hemosc de Canoinhas funcionou entre 2009 e 2017, quando foi encerrado no governo de Eduardo Pinho Moreira. Na época, os motivos apontados foram a baixa procura de doadores, o alto custo de manutenção e a limitação de espaço no Hospital Santa Cruz. Além disso, todo o sangue coletado precisava ser enviado para Joaçaba para processamento de plaquetas, o que restringia a produção local apenas a hemácias e plasma comum.

Hemosc poderá retornar a operar no Hospital (Foto: Reprodução).

Enquanto a unidade não reabre definitivamente, um ônibus do Hemosc será enviado para auxiliar na coleta de sangue em Canoinhas. Segundo a Prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, a decisão do governo catarinense representa uma conquista importante para a população do Planalto Norte, que voltará a contar com um serviço essencial para salvar vidas e reduzir a dependência de deslocamentos até outras cidades.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt faleceu nesta sexta-feira (17), aos 68 anos, em Santana

Com delegação de 50 pessoas, município disputa pódio em diversas modalidades na maior competição esportiva
Considerado o maior vilão da safra, o caruru-roxo ganha força no campo e exige mudança
Não existem mais publicações para exibir