Santa Catarina registrou um crescimento de 5,5% na atividade econômica entre janeiro e julho de 2025, segundo dados do Banco Central. O resultado colocou o estado no topo do ranking nacional, ao lado do Pará, e bem acima da média brasileira de 2,9% no período. O índice é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e reforça a competitividade da economia catarinense.
De acordo com o governador Jorginho Mello, o desempenho positivo é resultado da força da indústria, do agronegócio e do turismo, mas principalmente do “espírito trabalhador” da população. Já o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, destacou que os investimentos do governo em infraestrutura, energia e segurança também têm impulsionado os números.

Os setores que mais puxaram o crescimento foram a indústria, com alta de 5,3% em 12 meses, o comércio, que avançou 5,2%, e os serviços, que cresceram 5,6%. O turismo também teve papel importante, registrando aumento de 8,2% em Santa Catarina, frente a 6,2% da média nacional. No ranking regional, o Centro-Oeste lidera com 6,7%, enquanto o Sul, onde SC se destaca, apresentou média de 3,5%.