• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Bombeiros de SC lançam tecnologia inédita no acompanhamento de ocorrências

Ferramenta é inédita no Brasil e moderniza o atendimento emergencial no Estado

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou uma funcionalidade inédita no país que permite ao cidadão acompanhar, em tempo real, o deslocamento da viatura até o local da ocorrência. A novidade, apresentada nesta terça-feira (11), já está disponível em todo o Estado e faz parte do processo de modernização dos serviços da corporação.

Segundo o comandante-geral, coronel Fabiano de Souza, o sistema oferece mais transparência, previsibilidade e aproxima ainda mais os bombeiros da comunidade.

Como funciona o acompanhamento

Viatura possui uma tecnologia de georreferenciamento (Foto: Reprodução/OBM).


Após a ligação para o 193, a Central de Operações Bombeiro Militar registra o chamado e envia ao solicitante um link exclusivo por mensagem de texto. Por meio dele, é possível acompanhar o trajeto da equipe, visualizar o tempo estimado de chegada e avaliar o atendimento em duas etapas: primeiro sobre o serviço telefônico e depois sobre o atendimento presencial.

Esses dados retornam ao sistema interno do CBMSC, permitindo monitoramento da qualidade e melhorias contínuas. O projeto começou a ser testado em setembro, foi automatizado em outubro e expandido para todo o Estado em novembro.

A nova ferramenta integra o programa de transformação digital do CBMSC, que vem reforçando a eficiência operacional da corporação. Em 2025, foram implementados novos mapas interativos para agilizar a localização de ocorrências e mais de R$ 5 milhões foram investidos em 640 rádios digitais, ampliando a qualidade da comunicação entre equipes.

Ao final do atendimento, cidadão poderá avaliar o trabalho do CBMSC (Foto: Reprodução/OBM).
Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

A Funerária SÃO JOSÉ – VERKA LTDA informa: Ocorreu hoje (04/05), o falecimento da senhora:

Apenas as unidades do Centro e do Campo d’Água Verde estarão abertas para imunização devido

O Plano Vida Amiga informa: Ocorreu ontem (03/05), o falecimento do sr: Adair Brey, 81

Não existem mais publicações para exibir