A produção industrial de Santa Catarina registrou crescimento de 2,8% entre janeiro e outubro de 2025, resultado três vezes superior à média nacional, que ficou em 0,8% no mesmo período. Os dados foram divulgados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que destacou que, em sete dos 14 segmentos analisados, o desempenho catarinense superou o do Brasil, refletindo a força e a diversidade do parque industrial do Estado.
Entre os principais destaques está o setor de produtos de metal, que avançou 14,8% em Santa Catarina, impulsionado pela construção civil e pela indústria automobilística, enquanto o Brasil registrou queda de 1,5%. O setor de alimentos também teve desempenho positivo, com alta de 5,6%, acima do crescimento nacional de 1%.
Por outro lado, os produtos têxteis ficaram praticamente estáveis no Estado, com crescimento de apenas 1%, contra 10,3% no país. Já os segmentos de madeira, veículos e móveis apresentaram retração, embora exportações para países como México, Argentina e Arábia Saudita tenham ajudado a reduzir as perdas.
Expectativas para 2026
A Fiesc avalia que o crescimento acima da média nacional está ligado à diversificação da indústria catarinense. “Não temos fábrica de aviões, mas fazemos satélites”, resumiu o presidente da entidade, Gilberto Seleme. Para 2026, a expectativa é positiva, com a possibilidade de queda da taxa de juros e maior circulação de recursos na economia devido à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o que pode aquecer o consumo.