• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Verão em SC: saiba como as bandeiras indicam segurança nas praias

Sistema do Corpo de Bombeiros ajuda turistas e moradores a identificar locais seguros e áreas de risco

Com o aumento do movimento nas praias durante a Estação Verão, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça a importância de observar a sinalização feita com bandeiras coloridas, que orientam os banhistas sobre as condições do mar. As bandeiras são usadas para indicar áreas mais seguras e pontos de risco, ajudando a prevenir afogamentos e outros acidentes comuns nesta época do ano.

O que significam as bandeiras nos postos

Próximo aos postos de guarda-vidas, são instaladas bandeiras retangulares nas cores verde, amarela, vermelha, lilás e preta, que indicam as condições gerais da praia. De forma simples, a bandeira verde sinaliza local mais seguro para banho; a amarela indica atenção; e a vermelha alerta para alto risco, com perigo de correntes e ondas fortes. Já a lilás aponta presença de água-viva ou outros animais marinhos, enquanto a preta indica risco extremo, com recomendação de não entrar no mar.

Além dos postos, os guarda-vidas também utilizam bandeiras posicionadas diretamente na areia, próximas à água, para marcar correntes de retorno e trechos perigosos. Conforme explica o capitão Guilherme Dall Igna de Oliveira, essas sinalizações ajudam o banhista a identificar rapidamente onde pode ou não entrar no mar. As equipes ainda realizam ações preventivas constantes, como orientações verbais, uso de apitos e pedidos para que as pessoas se afastem de áreas de risco, reforçando o compromisso com a segurança e a preservação de vidas nas praias catarinenses.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Colisão envolveu caminhão, motocicleta e carro estacionado; vítima foi transferida para hospital em Mafra
Proposta busca proteger a saúde mental de crianças e adolescentes e segue agora para o
Ministro Gilmar Mendes cobra esclarecimentos do governo estadual e da Alesc sobre a nova legislação
Não existem mais publicações para exibir