Um incêndio de grandes proporções atingiu um supermercado em Santana do Livramento, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, na madrugada desta quarta-feira (31). O estabelecimento fica na região central da cidade, em uma das principais avenidas. Durante o atendimento da ocorrência, uma explosão foi registrada em um dos acessos do prédio e acabou ferindo bombeiros que atuavam no combate às chamas.
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Julimar Fortes Pinheiro, seis bombeiros — entre brasileiros e uruguaios — ficaram feridos no momento em que se preparavam para entrar no supermercado. Um dos militares, um sargento, sofreu fratura em uma das pernas. Apesar do susto, o estado de saúde de todos é considerado estável, sem risco de morte.
Além dos bombeiros, três funcionários do supermercado foram encaminhados ao hospital e também passam bem. De acordo com o comandante dos bombeiros, a explosão pode ter sido causada por um deslocamento de ar no momento da abertura de uma porta, provocando a ruptura de parte da estrutura e o lançamento de um portão sobre os militares. Três caminhões foram usados no combate ao fogo, e a ocorrência segue em fase de rescaldo, enquanto as causas do incêndio ainda serão apuradas.