• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Acordo Mercosul–União Europeia fortalece exportações de Santa Catarina

Europa lidera compras de produtos catarinenses e acordo é visto como estratégico para a indústria

A assinatura do Acordo Interino de Comércio entre o Mercosul e a União Europeia, no último fim de semana, é considerada um passo decisivo para ampliar a presença internacional do Brasil e impulsionar a economia de Santa Catarina. Negociado ao longo de 26 anos, o acordo envolve um mercado de 720 milhões de consumidores e abre novas possibilidades de acesso a um dos maiores blocos econômicos do mundo.

Em 2025, a União Europeia superou a China como principal destino das exportações de Santa Catarina. Dados da Federação das Indústrias de SC (FIESC) mostram que as vendas ao bloco europeu somaram US$ 1,35 bilhão, um crescimento de 10,66% em relação a 2024, representando 11,1% das exportações estaduais. Para o presidente da FIESC, Gilberto Seleme, o acordo chega em um momento estratégico, ao ajudar a diversificar mercados e reduzir riscos diante das mudanças nas cadeias produtivas globais.

Santa Catarina se destaca no contexto do Mercosul por sua infraestrutura portuária, posição geográfica estratégica e polos logísticos, industriais e turísticos, fatores que favorecem parcerias e intercâmbio tecnológico. O acordo interino prevê a redução gradual de tarifas, definição de regras de origem, normas regulatórias e estímulo a investimentos.

A ratificação ainda depende da aprovação do Parlamento Europeu e dos Congressos dos países do Mercosul, antes de integrar o acordo definitivo, que também abrange temas como sustentabilidade, tecnologia, direitos trabalhistas e mudanças climáticas.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Colisão envolveu caminhão, motocicleta e carro estacionado; vítima foi transferida para hospital em Mafra
Proposta busca proteger a saúde mental de crianças e adolescentes e segue agora para o
Ministro Gilmar Mendes cobra esclarecimentos do governo estadual e da Alesc sobre a nova legislação
Não existem mais publicações para exibir