• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

SC tem a segunda menor taxa de desemprego do país entre pessoas com ensino superior

Estado registra apenas 1,2% de desocupação nesse grupo e mantém indicadores acima da média nacional

Santa Catarina tem 1,2% de pessoas com ensino superior desocupadas, a segunda menor taxa do país, segundo dados da PNAD Contínua, do terceiro trimestre de 2025. O índice fica abaixo da média nacional, de 3%, e representa cerca de metade da taxa geral de desocupação catarinense, que é de 2,3%. Entre 2015 e 2025, a pesquisa também apontou que a população ocupada no estado com ensino superior quase dobrou, com crescimento de 97%.

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) lançou uma nova edição do Boletim Trimestral de Indicadores do Trabalho, trazendo um estudo inédito sobre os trabalhadores com ensino superior em Santa Catarina e comparações com outras unidades da Federação. O levantamento mostra que a taxa de informalidade entre profissionais com nível superior completo é de 14,1%, bem abaixo da média estadual, de 24,9%. No outro extremo, trabalhadores sem instrução ou com menos de um ano de estudo têm informalidade de 48,2%.

Na última década, Santa Catarina teve o maior crescimento do Sul e Sudeste na ocupação de pessoas com ensino superior, superando a média nacional de 65%. Além disso, o estado também aparece com o 5º maior rendimento médio do país para esse grupo, com salário de R$ 6.884.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Caso do cão Orelha reacende o debate acerca do registro de mais de 3 mil
Serviços serão oferecidos em comunidades do interior a partir da primeira semana do mês
Serviço ocorre nesta quarta-feira (28) e faz parte do plano de redução de perdas no
Não existem mais publicações para exibir