No início da tarde desta quinta-feira (2), por volta das 12h44min, o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para conter um incêndio em vegetação rasteira na BR-280. A ocorrência foi registrada na localidade conhecida como Pintado. Ao chegarem ao local, os socorristas identificaram pequenos focos de fogo que, embora já estivessem perdendo força, ainda levavam perigo à área.
Para garantir a extinção completa das chamas, a guarnição montou uma linha de mangueiras e realizou o ataque direto ao fogo. Durante a operação, foram utilizados aproximadamente 1.000 litros de água. Além do combate principal, os bombeiros efetuaram o chamado rescaldo, que consiste em uma varredura minuciosa pelo terreno para eliminar brasas escondidas e evitar que o incêndio recomeçasse com a força do vento ou do calor.
Apesar do susto para quem passava pela rodovia, a ação rápida dos militares evitou que o fogo se alastrasse para áreas maiores. Segundo o relatório oficial da corporação, não houve registro de vítimas e nenhuma construção nas proximidades foi atingida. Após garantirem que a situação estava sob controle e sem riscos de novos focos, a equipe deu por encerrada a ocorrência, deixando o local em segurança.