• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Congresso derruba veto e aprova PL da dosimetria

O Congresso Nacional rejeitou, nesta quinta-feira (30), o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto conhecido como “PL da Dosimetria”, que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. 

Para que o veto fosse derrubado, eram necessários ao menos 257 votos na Câmara. Foram 318 favoráveis à derrubada e 144 contrários. No Senado, são necessários, pelo menos, 41.

No senado a votação ficou 49 votos pela derrubada do veto, contra 24 pela manutenção.

O texto impede a soma de dois crimes — abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado —, estabelecendo que deve ser aplicada apenas a pena do crime mais grave, com acréscimo de um sexto até a metade.

A proposta também prevê redução de pena de um a dois terços quando os crimes ocorrerem em contexto de multidão, desde que o réu não tenha financiado os atos nem exercido papel de liderança.

O texto será encaminhado para promulgação. O presidente da República terá até 48 horas para promulgar a lei.

Caso isso não ocorra, a tarefa caberá ao presidente do Senado e, posteriormente, ao vice-presidente da Casa. Após a promulgação e publicação oficial, a nova regra passa a valer.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Feriado de 3 de maio une fé e as origens da fundação do município no
Droga conhecida como skunk vinha da fronteira com o Paraguai e tinha como destino o
Acidente aconteceu no cruzamento das ruas Francisco de Paula Pereira e Joaquim de Paula Vieira
Não existem mais publicações para exibir