• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Com chegada do frio, bombeiros reforçam medidas de segurança

Uso de aquecedores, lareiras e cobertores elétricos exige cuidados para evitar acidentes

Com a chegada das baixas temperaturas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça os cuidados necessários para prevenir incêndios e outros acidentes domésticos relacionados ao uso de fontes de calor. Segundo a corporação, o aumento do uso de aquecedores, lareiras e cobertores elétricos durante o inverno exige atenção redobrada para garantir a segurança das famílias.

Cuidados simples podem evitar emergências

Entre as principais orientações estão manter aquecedores e lareiras a pelo menos um metro de distância de cortinas, cobertores e móveis, além de nunca cobrir aparelhos de aquecimento. Os bombeiros também recomendam deixar uma janela levemente aberta para permitir a circulação do ar e evitar o acúmulo de monóxido de carbono, gás que pode causar intoxicação. Outra medida importante é desligar cobertores e aquecedores elétricos antes de dormir ou sair de casa.

Atenção à rede elétrica e sinais de perigo

O CBMSC alerta ainda para os riscos de improvisos com extensões, adaptadores e tomadas sobrecarregadas. O uso simultâneo de aparelhos de alta potência pode provocar superaquecimento e incêndios. Cheiro de queimado, fumaça, faíscas ou aquecimento excessivo dos equipamentos são sinais que não devem ser ignorados. A corporação destaca que a manutenção periódica de aparelhos, dutos e chaminés é fundamental para prevenir acidentes. Em caso de emergência, a orientação é acionar imediatamente o 193.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Acidente ocorreu no acostamento da rodovia e deixou duas pessoas feridas na manhã desta sexta-feira
Acidente aconteceu no cruzamento da Rua Gustavo Brandes; não houve feridos
Ocorrência foi registrada no bairro Campo da Água Verde durante ação de policiamento preventivo na
Não existem mais publicações para exibir