A partir do dia 3 de agosto, o Calendário Nacional de Vacinação brasileiro incluirá uma segunda dose de reforço contra a poliomielite para crianças aos 4 anos de idade. A medida eleva para cinco o número total de doses do esquema vacinal, que utiliza exclusivamente a vacina inativada poliomielite (VIP), aplicada via injeção e disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
O esquema primário continua composto pelas doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida, seguidas pelo primeiro reforço aos 15 meses. A estratégia, definida após consulta técnica com entidades de saúde e sociedades científicas, visa manter as barreiras de proteção coletiva e prevenir a reintrodução do poliovírus no território nacional, que não registra casos da doença há 37 anos.
O público-alvo da nova dose são crianças que já completaram o ciclo primário e o primeiro reforço. Caso o esquema vacinal esteja incompleto, os responsáveis devem buscar um posto de saúde para que a situação seja avaliada e as doses pendentes sejam regularizadas, respeitando o limite de idade de 4 anos, 11 meses e 29 dias.