• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Segurança e integração digital: Nova Carteira de Identidade Nacional já foi emitida para mais de 2,5 milhões de catarinenses

Documento unifica a identificação pelo CPF, amplia a segurança e oferece integração com serviços digitais do governo

Mais de 2,5 milhões de moradores de Santa Catarina já emitiram a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o equivalente a 31,43% da população do estado, segundo dados atualizados até 12 de junho. Em todo o Brasil, o novo documento já foi adotado por mais de 55,8 milhões de pessoas. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada em todos os estados mediante apresentação da certidão de nascimento ou de casamento. A CIN substitui o antigo RG e passa a utilizar o CPF como número único de identificação, evitando que um mesmo cidadão tenha diferentes registros em estados distintos.

Entre as principais novidades da CIN está a inclusão de um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento por meio de um aplicativo oficial. A nova carteira também conta com integração aos sistemas biométricos, aumentando a segurança no acesso a serviços públicos e benefícios sociais. Além disso, o documento está conectado à plataforma GOV.BR, possibilitando ao cidadão obter uma conta de nível Ouro e recuperar o acesso aos serviços digitais em casos como perda ou troca de celular, desde que sejam realizados os procedimentos de validação.

Após receber a versão física, o cidadão também pode acessar a Carteira de Identidade Nacional em formato digital pelo aplicativo GOV.BR. A ferramenta permite concentrar diversos documentos em um único ambiente, como CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, identidade funcional e registros como PIS, PASEP, NIS e NIT. A validade da CIN varia conforme a idade do titular: cinco anos para crianças de até 12 anos incompletos, dez anos para pessoas entre 12 e 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60 anos. O documento ainda segue padrões internacionais de identificação e pode ser utilizado em viagens para países do Mercosul que aceitam a carteira de identidade brasileira.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Ariel Lorenzo Miranda Hass, de 30 anos, não é visto desde quinta-feira; boletim de ocorrência
Contribuintes sem pendências e que atendem aos critérios de prioridade definidos pelo Fisco estarão entre
Entorpecentes e materiais usados para a comercialização foram apreendidos em residência no bairro Vila Buenos
Não existem mais publicações para exibir