Os trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho que receberam até R$ 2.766 por mês com carteira assinada em 2024 já podem sacar o abono salarial a partir desta sexta-feira, dia 15 de maio. O valor do benefício é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base e varia entre R$ 136 e R$ 1.621, seguindo o calendário escalonado de pagamentos ao longo de 2026.
Do total de beneficiários deste lote, a grande maioria — cerca de 3,97 milhões de profissionais — atua na iniciativa privada e possui direito ao PIS, que é pago diretamente pela Caixa Econômica Federal. Os outros 584 mil cidadãos são servidores públicos cadastrados no Pasep, que recebem o crédito por meio do Banco do Brasil. Para ter direito ao dinheiro, o trabalhador precisa estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos, ter atuado por no mínimo 30 dias com registro em 2024 e estar com os dados devidamente atualizados pelo empregador no sistema e-Social.
O recebimento do dinheiro foi facilitado e pode ser feito de forma digital ou presencial. Para quem recebe o PIS, o depósito é realizado prioritariamente nas contas da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem; quem não tem conta pode efetuar o saque com o Cartão Social em lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui, ou direto nas agências com um documento com foto. Já os servidores públicos que recebem o Pasep contam com crédito em conta, transferências via TED ou Pix, além do saque presencial no Banco do Brasil. A consulta sobre valores e direito ao saque pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, pelo portal Gov.br ou pelo telefone 158.