• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Alesc aprova lei que garante tratamento precoce a recém-nascidos

 

Aprovado por unanimidade pelo plenário da Assembleia Legislativa, na terça-feira (23). A proposta obriga laboratórios e governo do Estado a realizarem a busca ativa dos recém-nascidos que tiverem alteração no teste de triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho, para que o tratamento médico seja iniciado rapidamente. O projeto também determina que as crianças que não fizeram o teste sejam localizadas.  A matéria segue agora para sanção do governador.

 Conforme o autor, o  objetivo da lei  é garantir o efetivo  cumprimento da normativa do Ministério da Saúde que determina que o teste do pezinho (feito a partir da coleta de gotas de sangue dos pés do recém-nascido) seja realizado em até cinco dias após o parto e que o exame seja concluído rapidamente para que a criança que apresente anomalias possa ser encaminhada a consulta com especialista em até 14 dias de vida.

 O teste do pezinho engloba atualmente seis doenças e será ampliado gradativamente para 50, conforme a legislação.

“Com a lei aprovada os laboratórios públicos e privados e as autoridades de saúde em Santa Catarina serão obrigados a realizarem a busca ativa dos casos identificados para garantir  o início imediato do tratamento, evitando que crianças desenvolvam  sequelas graves, principalmente neurológicas”, explicou o autor, que é médico neurologista.

 Conforme o deputado, a proposta foi construída junto com a Sociedade Catarinense de Pediatria diante da existência de casos de recém-nascidos com teste de triagem neonatal alterado sem o devido acompanhamento.

Com informações: Alesc SC.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

A Polícia Científica de Santa Catarina colocou no ar um novo portal para facilitar o

A Polícia Militar de Canoinhas prendeu um homem suspeito de vender drogas em sua própria

O Planalto Norte Catarinense tem uma chance real de eleger uma representante própria para a

Não existem mais publicações para exibir