
O impacto do ar-condicionado no consumo de combustível varia de acordo com as condições de condução, esclarece Boris Feldman, especialista automotivo. Segundo ele, em velocidades baixas, como no trânsito urbano, o uso do equipamento inevitavelmente resulta em aumento de gasto, já que a energia necessária para acionar o sistema não é compensada pela aerodinâmica do veículo.
No entanto, em rodovias, a situação é diferente. Quando o carro atinge velocidades acima de 90 km/h, manter as janelas fechadas melhora a aerodinâmica e pode neutralizar o aumento de consumo causado pelo ar-condicionado. Assim, ao contrário do que muitos acreditam, o equipamento nem sempre representa um gasto maior.
A recomendação de Feldman é analisar o cenário: em viagens urbanas, é quase inevitável gastar mais com o uso do ar-condicionado, mas em rodovias, o impacto pode ser mínimo se as janelas permanecerem fechadas. A informação ajuda motoristas a tomarem decisões mais informadas sobre a utilização do recurso.