
O governo federal confirmou que o Brasil não adotará o horário de verão em 2024, conforme anúncio feito nesta quarta-feira (16) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A decisão foi tomada após reuniões com especialistas do setor energético, que concluíram que a medida não seria necessária para garantir a segurança no fornecimento de energia neste ano.
A proposta havia sido discutida como uma possível estratégia para reduzir o consumo de energia e amenizar os impactos da crise hídrica que afeta algumas regiões do país. Contudo, o ministro destacou que, devido ao tempo necessário para adaptação, o custo-benefício seria pequeno, já que a medida só poderia ser implementada a partir de novembro.
Embora o horário de verão esteja suspenso desde 2019, Silveira afirmou que a medida pode voltar a ser debatida para os próximos anos, dependendo das condições energéticas do país. Ele ressaltou que a adoção da política não está descartada para o futuro, mas não será aplicada em 2024.