Numa parceria entre a Câmara de Vereadores de Canoinhas, Sindimate e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Epagri Canoinhas, o Memorial do Setor Ervateiro de Canoinhas foi inaugurado na noite de terça-feira, 26.
O Memorial é uma homenagem de proposição do presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Coronel Mario Renato Erzinger (PR) ao setor ervateiro do Planalto Norte Catarinense, conhecido anteriormente como Planalto de Canoinhas. “Para realização do Memorial, foi desenvolvida uma pesquisa histórica e de imagens desde o ano de 1727 até 2018, valorizando toda uma importante história”, frisa Erzinger.
O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores da Epagri Canoinhas, Adriano Martinho de Souza, Gilcimar Adriano Voigt, Gilberto Neppel, Gilson José Marcinichen Gallotti, e por Viviane Bueno. As imagens do Memorial são de Fernando Tokarski, Joel Bojarski, Luis Mário Dranka, Juliane Seleme, Denilson Dortzbach e do arquivo histórico de Canoinhas, com colaboração de Wilson Seleme, José João Klempous, Sindimate e Associação Aspromate.
A homenagem simbólica ao setor ervateiro, segundo o presidente, visa valorizar importante atividade que muito contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Planalto Norte Catarinense.
SOLENIDADE
Durante a cerimônia, a historiadora Viviane Bueno e o pesquisador da Epagri, Gilberto Neppel, falaram sobre o histórico da erva-mate no município e sobre o trabalho de desenvolvimento do memorial. Neppel ainda comentou sobre a busca pela Indicação Geográfica da erva-mate do planalto norte catarinense, destacando que o órgão continua trabalhando pela conquista do título para a região. “Vamos trabalhar no sentido de que daqui a alguns meses teremos a indicação geográfica e aí vamos passar a explorar esse ativo intangível”, afirmou.
A presidente do Sindicato dos Empresários do Mate em Santa Catarina (Sindimate), Juliane Seleme, relatou que a erva-mate proporciona 400 empregos diretos e 3 mil empregos indiretos na cidade. Além disso, cerca de 2 mil famílias estão envolvidas na colheita de uma produção que chega a 3 milhões de toneladas.
A presidente do Sindimate ainda destacou que o município é um dos poucos que tem fonte de renda no inverno e que acolhe todas as mãos de obra das safras de verão, gerando renda não só para o interior, mas também para o comércio. “Direta ou indiretamente, todo o município de Canoinhas se beneficia do setor ervateiro”, concluiu sua fala Juliane.
O prefeito Beto Passos (PSD) destacou a importância cultural da erva-mate na região, além de sua relevância para o desenvolvimento econômico da cidade: “através das rodas de chimarrão firmamos grandes amizades, tornando-se referência em todas as cidades do estado e também no país como a terra da erva-mate”. Passos ainda destacou a realização de importante festa da cidade, que neste ano acontece em setembro, a Fesmate, que fomenta ainda mais a comercialização da erva-mate e movimenta todo comércio do município.
Presidente da Câmara, Coronel Mário Renato Erzinger (PR) encerrou a noite destacando ao público presente que, preservar a memória é fundamental para qualquer comunidade e não existe futuro para um povo que não preserva a sua história. “Foi com este objetivo que formulei um requerimento no ano passado aprovado por todos os vereadores, para edificarmos nesta casa do povo, o Memorial do Setor Ervateiro, dada importância histórica, cultura, social e econômica no município”, frisou.
AMIGO DE CANOINHAS
No evento, também foi entregue à Ervateira Seleme o título de “Amigo de Canoinhas”, que neste ano completa 100 anos de atuação.
Segundo o autor do projeto de resolução, vereador Coronel Mario Renato Erzinger (PR) “o título se faz merecido pela destacada trajetória e pioneirismo industrial, em comemoração do centenário da empresa em Canoinhas.” Atualmente a empresa está entre as cinco maiores exportadoras de erva mate do país, e cerca de 95% da produção atende o mercado internacional. Uruguai, Polônia, Alemanha e Coréia do Sul são alguns dos clientes da empresa.
HOMENAGEADOS
Ervateiras de Canoinhas receberam moções de parabenização:
Ervateira Baldo: Paulo Baldo recebeu a moção da vereadora Camila Lima (MDB)
Ervateira Dranka: Mário Francisco Dranka, entregue pelo vereador Chico Mineiro (PR)
Ervateira Kohler: Eduarda Kohler recebeu a moção do vereador Edmilson Verka (PR)
Ervateira Selecta: Rodrigo Linzmeier recebeu moção do vereador Paulinho Basílio (MDB)
Ervateira Timbó: Patrick Linzmeier, entregue pelo vereador Coronel Mário Renato Erzinger (PR)
Ervateira Alan Kohler: recebeu a moção da vereadora Norma Pereira (PSDB)
Cooperativa dos Produtores de Mate Canoinhas: José João Klempous recebeu moção da vereadora Telma Bley (MDB)