
Em entrevista ao Clube Comunidade nesta semana, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Hilário Kath, anunciou que Canoinhas implantará dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas praças Lauro Muller e Oswaldo de Oliveira. Os containers tem como objetivo fornecer um local de descarte de material reciclável, principalmente em dias em que a coleta seletiva não atende os bairros.
Com a instalação dos pontos fixos para a coleta do material, o secretário acredita que o município pode melhorar seus índices de reciclagem, considerando que atualmente cerca de 4 toneladas de material reciclável são descartadas no aterro sanitário da cidade. “Vai ter menos descarte errado. Você vai ter a oportunidade de reciclar a todo momento”, afirmou.
Segundo Kath, a implantação em Canoinhas se baseará no modelo de São Bento do Sul. O secretário ainda explicou que o lixo será recolhido diariamente pela empresa responsável pela coleta seletiva na cidade e que apenas esta equipe terá as chaves para realizar a transferência do material para a cooperativa.
Os PEVS serão equipados com câmeras de monitoramento e sensores de luz para evitar ações de vandalismo, principalmente durante a noite.