Canoinhas venceu a edição de 2017 do Dia do Desafio, uma competição saudável que acontece anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio em diversos municípios, que competem entre si, tendo como vencedora a cidade que mobilizar a maior parcela de seus moradores. Neste ano, Canoinhas desbancou seu adversário movimentando 11,95% da população por pelo menos 15 minutos – o município peruano de Barranco colocou para fazer atividade física somente 6,49% de seus moradores.
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da The Association For International Sport for All (TAFISA), e conta com o apoio da International Sport and Culture Association (ISCA) e da UNESCO, sendo uma realização das Prefeituras Municipais.
