• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Celesc Prevê Aumento de 15% no Consumo de Energia no Verão; Veja Como Economizar

Utilização de ar-condicionado, ventiladores e chuveiros elétricos impulsiona gastos na estação mais quente do ano (Foto: Reprodução/Celesc).

A Celesc estima um aumento de 15% no consumo de energia elétrica em Santa Catarina durante o verão. Este crescimento se deve, em parte, à chegada de 3 milhões de turistas ao estado, além do uso intensivo de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e chuveiros elétricos. Para evitar desperdícios, a engenheira elétrica Manuela Luz Cardoso, gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc, recomenda manter portas e janelas fechadas ao usar o ar-condicionado, ajustar a temperatura para 23°C, e optar por ventiladores eficientes sempre que possível.

Manuela Luz Cardoso também destaca a importância de verificar o consumo de geladeiras, especialmente durante o verão. Ela sugere checar o ajuste do termostato e a vedação das borrachas, além de evitar colocar alimentos quentes na geladeira e instalar o eletrodoméstico longe de fontes de calor, como fogões. Quanto aos chuveiros elétricos, a engenheira aconselha usar o modo verão e regular a vazão de água para reduzir o consumo de energia.

Para manter a economia de energia, a Celesc também recomenda o uso de lâmpadas LED e a escolha de aparelhos eletrônicos mais eficientes. As dicas visam ajudar os catarinenses a controlar os gastos com energia durante a estação mais quente do ano, que vai até 20 de março de 2025.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

A Agência Funerária Mão Amiga informa: Ocorreu ontem (19/06) o falecimento da senhora: Valdeci Conceição

Acidente foi registrado durante a madrugada deste sábado; nenhum ocupante foi encontrado no local
Ocorrências atendidas pela Polícia Militar nesta sexta-feira resultaram apenas em danos materiais e não deixaram
Não existem mais publicações para exibir