O prefeito Beto Passos e a Secretária da Saúde, Kátia Oleskowski ,comunicaram em live, na manhã desta segunda-feira (18), que o município de Canoinhas esta preparado para iniciar a vacinação.
Segundo a secretária, as doses que chegaram ao município, saíram do ministério da saúde em direção ao estado de Santa Catarina, após, serão transportadas para o município de Mafra, onde está localizada a secretaria regional de saúde. Em Mafra serão realizados a verificação das doses e a distribuição para os municípios da região, incluindo o município de Canoinhas.
A previsão para o início da vacinação em todo Brasil é na próxima quarta-feira, às 10 horas.
O município de Canoinhas utilizará os pontos tradicionais de vacinação, sendo eles as unidades de saúde: Unidade Central, Campo da Água Verde, Água Verde, Alto das Palmeiras, Alto da Tijuca, Piedade, Cristo Rei, e haverá também um roteiro para contemplar as localidades do interior e de Marcílio Dias.
A quantidade de doses por município ainda não foi divulgada, segundo o ministério da saúde o estado de Santa Catarina irá receber 126.560 doses para a população geral da primeira fase e mais 17.480 doses para os indígenas. Todas estas doses são do Instituto Butantan, a qual é necessário a utilização de 2 doses para imunização.
Quem será vacinado?
O município de Canoinhas seguirá o plano nacional de imunização, sendo nesta primeira fase aplicado a vacina nos trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos e idosos acima de 60 anos institucionalizados (que vivem alguma instituição, como casas de repousos). Segundo a secretária, o município de Canoinhas possuí cerca de 374 servidores que atuam na área da saúde, ainda, o hospital Santa Cruz tem 250 trabalhadores no seu quadro de funcionários. Nesta etapa também serão vacinados trabalhadores da saúde de empresas particulares. Segundo o IBGE, o município de Canoinhas possuí cerca 700 idosos acima de 75 anos.
Ainda, nesta primeira fase, serão vacinados os indígenas, porém, o município de Canoinhas não possui nenhum índio cadastrado.
A secretária reforçou o pedido para que a população que não esteja neste grupo da primeira fase da vacinação não procure os postos de saúde, para evitar aglomerações. O prefeito, Beto Passos, comentou que a divulgação será diária para manter toda a população informada sobre a situação da vacinação no município.
Insumos
Durante a Live, a secretária de saúde comentou que o município de Canoinhas realizou em agosto do ano passado uma licitação para aquisição de insumos como seringas e agulhas, e que este tipo de material está em estoque no município.