
A conta de energia elétrica dos brasileiros ficará mais cara a partir desta terça-feira (1º), com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, que representa o nível tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O custo por cada 100 quilowatts-hora consumidos subirá de R$ 4,46 para R$ 7,87, conforme anunciado na última sexta-feira (27) pela Aneel.
A medida foi implementada devido ao risco hidrológico, resultante de reservatórios baixos, e ao aumento dos preços da energia no mercado, que foi impactado pelo custo de produção e pela falta de contratos para energia gerada. Antes da bandeira vermelha patamar 2, a bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor desde setembro, após meses em que a bandeira verde, a mais barata do sistema, predominou.
O sistema de bandeiras tarifárias, que inclui as cores verde, amarelo e vermelha em patamares 1 e 2, foi criado em 2015 para proporcionar maior transparência nas cobranças de energia elétrica conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa estrutura permite que os consumidores se ajustem ao consumo para tentar reduzir o valor da conta de luz.