Exclusivo: Rádio Clube realiza reportagem sobre o trânsito de Canoinhas
Foto: Adriane Hess
A primeira alteração do trânsito proposta pelo poder executivo no último ano entrou em vigência no dia de hoje, 23, com a mudança da Rua 3 de Maio para sentido duplo no trecho entre as ruas Felipe Schimdt e Getúlio Vargas. Desde as últimas mudanças, realizadas na gestão municipal passada, o trânsito tem sido um dos assuntos que desperta opiniões variadas da população.
Na época, as principais alterações foram nas vias do Centro. Muitas delas, que antes funcionavam em sentido duplo, agora têm tráfego de mão única. Com a alternância de governo, o prefeito Beto Passos prometeu mudanças no trânsito do município – alterações estas que foram decididas após realização de estudo técnico de diagnóstico do fluxo no Centro de Canoinhas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito.
Até o momento, além da Rua 3 de Maio, a Rua Eugênio de Souza também deve voltar a ter sentido duplo no trecho entre a Francisco de Paula Pereira e a Coronel Albuquerque. Outra mudança já estabelecida pelo governo desde o último ano é a abertura do calçadão, processo que demanda de contratação de empresa especializada via licitação para fazer a retirada da calçada e quiosques e tornar o espaço adequado para o tráfego de veículos.
Mesmo com a realização de audiência pública em março – onde um grande número de moradores compareceu para opinar a respeito do trânsito do município – ainda existem diversos motoristas e pedestres que apontam sugestões de mudanças, as quais acreditam que melhorariam o fluxo de veículos na cidade. A Clube conversou com comerciantes, taxistas e motoristas para saber mais sobre suas opiniões a respeito do tráfego no município.
COMÉRCIO
No comércio, a opinião da maior parte dos lojistas é de que as ruas devem voltar a ter sentido duplo, como eram antes das alterações da última gestão. “Para nós que estamos aqui há um certo tempo, a mão dupla seria bem interessante pois o fluxo melhoraria”, afirma Luci Aparecida, comerciante na Rua Eugênio de Souza.
“Seria muito mais interessante que nós tivéssemos passagens de carro dos dois lados, isso facilitaria muito a visualização da nossa loja aqui na rua”, comenta Lilian Veiga Rodrigues, comerciante na Rua Major Vieira.
A enquete também coletou a opinião de comerciantes das ruas Getúlio Vargas, Francisco de Paula Pereira e Caetano Costa. A principal reclamação dos comerciantes, em todos os pontos, é relacionada à suspensão do estacionamento rotativo.
“Depois que acabou o estacionamento rotativo, os clientes têm que rodar muito para conseguir lugar para estacionar”, afirma Sergio Ferreira, comerciante na Rua Francisco de Paula Pereira.
TAXISTAS
Aloir Jankovsky, taxista do ponto da Rua Eugênio de Souza, relata que, com a mudança da via para sentido único, o número de corridas para o Campo D’Água Verde reduziu, pois o taxista precisa dar uma volta maior pelo Centro do município, o que encarece o serviço.
“O passageiro vai pagar pelo menos uns R$2 a mais. Ultimamente estamos pegando corridas só para o Jardim Esperança, São Cristóvão, por causa do trânsito”.
Para Jankovsky, além da Rua Eugênio de Souza, as ruas Getúlio Vargas e Francisco de Paula Pereira – no trecho entre as vias citadas – também deveriam ter sentido duplo.
No ponto de táxi da Rua Felipe Schmidt, os taxistas têm opiniões pontuais. Para eles, a volta do estacionamento rotativo e a mudança de sentido das vias que passam pelo calçadão são alterações que podem auxiliar no fluxo do trânsito no Centro.
POPULAÇÃO
Entre os motoristas que utilizam o trânsito de Canoinhas, a volta do estacionamento rotativo está entre as principais reivindicações. “A gente não consegue estacionamento, tem que dar muitas voltas para conseguir vagas”, afirma a moradora Maria Cristina.
O morador Marco Luís de Melo ainda acredita que seja necessário alterar a Rua Eugênio de Souza para sentido duplo, mas está satisfeito com a fluidez da Rua Francisco de Paula Pereira, no acesso ao Campo D’Água Verde.
MUDANÇAS DE RUAS
O diretor do Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), Luizinho Witt, relatou que as mudanças estabelecidas nesse primeiro momento foram indicadas como possíveis pelo estudo técnico do trânsito do município, apresentado em Audiência Pública em março. Com a abertura da Rua 3 de Maio em duplo sentido, o departamento deve iniciar a sinalização para a mudança de sentido da Rua Eugênio de Souza.
“Nós estamos fazendo o croqui da Eugênio de Souza, aonde também vai voltar ao sentido mão dupla. A prioridade são essas duas e a gente vai vendo a necessidade. Vamos ver como o tráfego vai fluir e vamos fazer as modificações de acordo com a necessidade”, afirmou.
Em relação à mudança de sentido das demais vias, Witt relata que, no momento, existe a intenção de avaliar o funcionamento das primeiras alterações para estudar a necessidade de mudar outras ruas do Centro.
“Nessa audiência pública teve as ruas que foram acertadas para essas mudanças e na reunião do Conselho Municipal de Trânsito foi optado por iniciar com essas vias. Mas obviamente a gente vai sentindo e conforme a necessidade a gente pode fazer novas alterações”.
ESTACIONAMENTO ROTATIVO
A assessoria de imprensa da prefeitura também prestou esclarecimentos a respeito do estacionamento rotativo da cidade. Segundo nota, durante a vigência do contrato emergencial, a Secretaria Municipal de Administração elaborou o edital para contratação definitiva. O processo licitatório chegou a ser aberto, mas foi interrompido após o Tribunal de Contas Estadual (TCE) apontar falhas na concessão do estacionamento rotativo. “O TCE apontou problemas na concessão do Rotativo, realizada há quase uma década, em 2009. A implantação, na época, não seguiu todos os trâmites legais”, afirma.
A nota ainda relata que a administração não tinha conhecimento das falhas na concessão, porém com a notificação estão sendo sanadas as irregularidades para dar continuidade ao processo licitatório que determinará a empresa que irá administrar as vagas de estacionamento.