A volta do horário de verão em 2025 voltou a ser tema de debate nas redes sociais, mas o Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que a medida não tem previsão de retorno. A pasta informou nesta quinta-feira (18) que avalia constantemente a situação do sistema elétrico, especialmente nos períodos de pico de consumo, e que atualmente não há necessidade de alteração.
Na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no dia 10, foi destacado que o nível dos reservatórios evoluiu dentro da normalidade durante o período seco, garantindo segurança no fornecimento. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) também confirmou que há pleno atendimento da demanda até, pelo menos, fevereiro de 2026.
Quando foi criado o horário de verão?
O horário de verão surgiu em 1931, no governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de economizar energia elétrica aproveitando a luz natural. A medida foi aplicada em diferentes períodos e chegou a ser regulamentada em 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com datas fixas para início e término. No entanto, em abril de 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revogou a prática, sob a justificativa de que os ganhos de economia já não eram significativos.
Fonte: ND+.