O Instituto disponibiliza 1.796 vagas em 21 câmpus para cursos com início no primeiro semestre de 2018.
O Câmpus Canoinhas do IFSC tem vagas para os cursos superiores de tecnologia em Alimentos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. São 40 vagas em cada curso.
A inscrição deve ser feita de 23 a 26 de janeiro no site do Sisu. Podem concorrer estudantes que fizeram o Enem em 2017 e tiraram nota igual ou superior a 300 na redação. Todos devem concluir o ensino médio até a data da matrícula que será nos dias 1º, 2 e 5 de fevereiro.
Metade das vagas será destinada à ampla concorrência e a outra metade para o sistema de cotas para escolas públicas com renda bruta per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo. O sistema de cotas inclui percentuais para candidatos pretos, pardos, indígenas, surdos e pessoas com deficiência.