O programa SCTEC promove, neste sábado, dia 27, a maior imersão gratuita em inteligência artificial já realizada em Santa Catarina. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), executada pelo Senai/SC, e ocorre simultaneamente em 14 cidades catarinenses, das 9h às 12h. O evento é aberto tanto para iniciantes quanto para profissionais de tecnologia e trabalhadores de diferentes setores que buscam atualizar o currículo com ferramentas de IA. |No planalto norte o evento ocorre no município de São Bento do Sul.
A administração estadual aponta que a tecnologia transforma o mercado de trabalho, o aprendizado e as relações sociais, tornando essencial a disseminação do conhecimento prático em tecnologia para preparar a população para as atuais exigências profissionais. O cronograma inicia às 8h com o credenciamento dos participantes, seguido pela abertura oficial às 9h e pela palestra sobre carreiras e expectativas do mercado atual às 9h10. Uma dinâmica em grupo está programada para as 9h40, abrindo espaço para a rodada de oficinas práticas a partir das 10h, com encerramento previsto para o meio-dia.
O público pode optar por três oficinas práticas distintas durante a imersão. Na formação sobre IA na prática, o foco é a criação de comandos, personalização de respostas e uso de ferramentas de IA generativa no cotidiano. A capacitação voltada para o desenvolvimento de sistemas aborda a modelagem e a criação de protótipos de aplicativos antes da etapa de programação. Por fim, o treinamento de dados e IA ensina análise e visualização por meio de Python e Google Colab, demonstrando como transformar dados brutos em decisões estratégicas. As inscrições são inteiramente gratuitas e devem ser realizadas pelo endereço eletrônico oficial do projeto em sctec.scti.sc.gov.br/imersao.