• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Leis estaduais reforçam cuidados com crianças e ampliam ações de prevenção

Normas aprovadas no segundo semestre de 2025 incluem orientações sobre engasgos, exames em recém-nascidos e campanhas de conscientização

Leis aprovadas no segundo semestre de 2025 em Santa Catarina trouxeram novas medidas voltadas à saúde das crianças, com foco em prevenção e diagnóstico precoce. Entre elas está a Lei 19.549, sancionada em novembro, que estimula a rede pública a oferecer capacitação sobre a Manobra de Heimlich a gestantes e acompanhantes durante o pré-natal.

Outra medida é a Lei 19.351, aprovada em julho, que determina que maternidades e unidades de saúde que realizam partos façam o exame para detectar fissura palatina (lábio leporino) em recém-nascidos, dentro das primeiras 48 horas de vida.

Incentivo à doação e campanhas de conscientização

A legislação também avançou em ações de informação e mobilização social. A Lei 19.456, sancionada em setembro, prevê a instalação de materiais informativos em unidades da hemorrede estadual para reforçar a importância da doação de medula óssea.

Já a Lei 19.528 criou a campanha Novembro Verde, voltada à conscientização sobre a ostomia intestinal, urinária e respiratória, com atividades educativas para reduzir estigmas, orientar cuidados e reforçar direitos de pessoas ostomizadas.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Lei determina que instituições ofereçam pelo menos um banheiro para cada gênero; escolas têm 45
Casos foram atendidos na tarde de segunda-feira (26) e na madrugada de terça-feira (27); envolvidos
Abordagem da Polícia Militar ocorreu na noite desta segunda-feira (26), na Rua Coronel Otávio Xavier
Não existem mais publicações para exibir