• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Negociação do preço do tabaco termina sem acordo na primeira rodada da safra 2025/2026

Propostas das fumageiras ficaram abaixo da variação do custo de produção e entidades cobram reajuste mínimo para garantir sustentabilidade ao produtor

A primeira rodada de negociação do preço do tabaco para a safra 2025/2026 terminou sem acordo após dois dias de reuniões, realizadas em 19 e 20 de janeiro, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul (RS).

A comissão representativa, formada pela Afubra e por federações da agricultura e dos trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, recebeu empresas fumageiras de forma individual, mas não houve avanço na construção de tabelas mínimas consideradas aceitáveis pelos produtores.

Participaram da rodada seis empresas: JTI, BAT, Philip Morris, China Brasil Tabacos, CTA e Universal Leaf. De acordo com a comissão, o resultado foi frustrante: uma delas, a BAT, não apresentou proposta, e as demais ofereceram reajustes que ficaram abaixo do índice de variação do custo de produção, considerado o patamar mínimo para recompor as tabelas.

Na avaliação das entidades, sem um reajuste que cubra os custos, a rentabilidade do produtor fica comprometida e toda a cadeia produtiva pode sofrer desgaste.

Entidades pedem respeito à Lei da Integração

Outras empresas — Premium Tabacos, Marasca, Brasfumo, UTC e Alliance One — também foram convidadas, mas não compareceram, alegando não ter propostas no momento. Apesar do impasse, a comissão reforçou que segue aberta ao diálogo e pretende continuar as negociações em novas datas.

A expectativa é que as fumageiras retornem com propostas que valorizem o produtor integrado e respeitem a Lei da Integração, utilizando como base, no mínimo, o índice da variação do custo de produção para o reajuste das tabelas.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Lei determina que instituições ofereçam pelo menos um banheiro para cada gênero; escolas têm 45
Casos foram atendidos na tarde de segunda-feira (26) e na madrugada de terça-feira (27); envolvidos
Abordagem da Polícia Militar ocorreu na noite desta segunda-feira (26), na Rua Coronel Otávio Xavier
Não existem mais publicações para exibir