A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas, deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Lockdown contra um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro associado a uma facção criminosa com atuação no estado.
As diligências ocorreram de forma simultânea em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, com a mobilização de cerca de 120 policiais e o cumprimento de aproximadamente 80 mandados entre buscas, apreensões e prisões.
Além das detenções, a operação teve como objetivo atingir o núcleo financeiro do grupo investigado, resultando no bloqueio de contas bancárias, na apreensão de dinheiro em espécie, veículos, entorpecentes e na determinação do sequestro de bens imóveis. Até o momento, 12 pessoas foram presas.
O montante em dinheiro apreendido soma R$ 1,32 milhão, enquanto 12 contas bancárias, de pessoas físicas e jurídicas, foram bloqueadas. Também foram recolhidos três veículos, avaliados em cerca de R$ 388 mil, além do sequestro de dois imóveis.
Investigação parte de Canoinhas
Somados, os valores e bens atingidos revelam cifras milionárias, demonstrando a dimensão do esquema apurado a partir de Canoinhas. O delegado Darci Nadal Junior, da DIC local, ressaltou o trabalho conjunto e o apoio de unidades de investigação de Joinville, Itajaí, Blumenau e São Bento do Sul, além da DEIC, GAECO, Polícia Rodoviária Federal, Agência de Inteligência, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Civil de São Paulo e do patrulhamento tático de Joinville.