A Delegacia de Investigação Criminal de Mafra, da Polícia Civil de Santa Catarina, deflagrou a Operação “Elo Oculto”. A apuração busca aprofundar elementos sobre a atuação de indivíduos que, mesmo após intervenções policiais anteriores, teriam mantido atividades ligadas ao tráfico de drogas na região.

Nas investigações, a DIC reuniu indícios apontando um casal como principais alvos desta fase. Eles seriam integrantes de um núcleo organizado, com divisão de tarefas, gerenciamento de pontos de venda e coordenação de terceiros para o tráfico de entorpecentes, havendo ainda indícios de integração a organização criminosa com atuação no bairro.

As investigações também indicam, em análise preliminar, o uso de outras pessoas como intermediários, inclusive pessoa com deficiência, para reduzir a exposição dos líderes e dificultar a ação policial, o que pode caracterizar instrumentalização de pessoa em condição de vulnerabilidade.
A operação tem como finalidade o cumprimento de medidas cautelares, a consolidação do acervo probatório, a identificação de outros envolvidos e a desarticulação completa do núcleo investigado.