Estudantes e professores de Santa Catarina têm até o dia 30 de junho para garantir a participação no Prêmio Paz nas Escolas. Promovido pelo Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra), o concurso cultural convida alunos do ensino fundamental e médio, tanto de colégios públicos quanto particulares, a soltarem a criatividade. O objetivo é produzir vídeos curtos focados no combate ao bullying, na prevenção da violência e na construção de um ambiente de ensino mais seguro, acolhedor e respeitoso para todos.
Para entrar na disputa, os jovens devem se organizar em equipes de quatro estudantes, obrigatoriamente acompanhados por um professor orientador da própria instituição. O regulamento estabelece que cada escola do estado pode enviar apenas um vídeo por categoria: um para o ensino fundamental e outro para o ensino médio. Os materiais gravados devem mostrar ações práticas, reflexões ou propostas reais desenvolvidas pela comunidade escolar para enfrentar as agressões físicas e psicológicas que prejudicam a convivência nas salas de aula.
Inscrições por e-mail e premiação na Assembleia Legislativa
A participação no concurso é totalmente gratuita, e as inscrições devem ser feitas de forma simplificada, enviando os arquivos e dados exigidos no edital diretamente para o e-mail paznasescolas@alesc.sc.gov.br. Além de dar visibilidade aos projetos nos canais oficiais da Assembleia Legislativa, a organização vai escolher e premiar as melhores produções de cada uma das 21 microrregiões catarinenses, além dos grandes campeões estaduais. Os vencedores serão recebidos para uma cerimônia especial de premiação na sede da Alesc, em Florianópolis.