O preço do boi gordo em Santa Catarina caiu 0,3% na média das três primeiras semanas de junho, segundo dados da Epagri/Cepa, após meses de alta contínua no estado. A queda acompanha um movimento nacional iniciado em maio, quando o aumento da oferta de bovinos para abate, devido aos custos maiores de manutenção no inverno e à queda na qualidade das pastagens, pressionou os preços para baixo. Mesmo assim, em relação a junho de 2024, a valorização do boi gordo no estado ainda é de 26,5% acima da inflação do período.
Tendência de alta no curto prazo
Segundo o analista Alexandre Luís Giehl, da Epagri/Cepa, a tendência é de nova alta nos preços nas próximas semanas, pois a oferta de bovinos prontos para abate tende a diminuir durante o inverno, forçando os frigoríficos a melhorar suas propostas para garantir escalas. Essa reversão já é observada em outros estados, como Rio Grande do Sul (1,8%), Mato Grosso do Sul (1,1%) e Minas Gerais e Mato Grosso (0,9%), enquanto Santa Catarina ainda mantém leve queda, mas com sinais de recuperação em algumas regiões.

Exportações e carne no mercado interno
No mercado externo, Santa Catarina exportou apenas 143,3 toneladas de carne bovina em maio, uma queda de 37% em volume e de 35,1% em valor em relação ao mesmo mês de 2024, seguindo a retração observada em nível nacional. Já no mercado interno, os preços do atacado em SC voltaram a subir nas três primeiras semanas de junho, com alta de 1,7% na carne de dianteiro e 1,2% na de traseiro, sinalizando retomada de valorização no estado, mesmo com a retração pontual na arroba do boi gordo no início do mês.
Fonte: Epagri.