• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

PRF reforça fiscalização em freios de ônibus e caminhões em SC

Operação Freio Seguro mira veículos de grande porte para reduzir acidentes graves nas rodovias


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, na última semana, em Santa Catarina, a Operação Freio Seguro, com foco na fiscalização do sistema de frenagem de ônibus e caminhões. A ação prioriza veículos de grande porte porque, devido ao peso e às dimensões, eles apresentam maior dificuldade de parada em situações de emergência, aumentando o risco de acidentes graves ou fatais. Os agentes envolvidos passaram por capacitação técnica específica para realizar esse tipo de inspeção.

Entre os problemas mais comuns identificados durante as abordagens estão mangueiras isoladas, que anulam a ação do freio em um dos eixos, além de lonas de freio gastas, vazamentos de ar, tambores trincados e peças improvisadas. A PRF destaca que, além das falhas mecânicas, o fator humano e a falta de manutenção preventiva contribuem diretamente para a ineficiência do sistema, especialmente quando há excesso de peso e velocidade, o que provoca superaquecimento e perda de eficiência dos freios.

Conduzir veículo em mau estado de conservação é infração grave, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo até a regularização. No último balanço nacional divulgado pela PRF, foram registrados 282 sinistros relacionados a irregularidades no sistema de frenagem, resultando em 266 pessoas feridas e 19 mortes, números que reforçam a importância da fiscalização contínua.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Queda começa a valer nesta terça-feira e representa redução de R$ 0,14 por litro
Aumento do inseto e presença de patógenos acendem alerta para produtores que planejam a safrinha
Programa beneficia 120 famílias e reforça apoio à agricultura familiar no município
Não existem mais publicações para exibir