
O Governo de Santa Catarina começou a realizar os pagamentos dos projetos do Financia Leite SC, parte do Programa Leite Bom, lançado em abril. Este programa oferece empréstimos de até R$ 40 mil por produtor, sem juros e com subvenção de 30%, e prazo de pagamento de 5 anos. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) já recebeu 262 projetos, totalizando aproximadamente R$ 8,9 milhões. Nesta segunda-feira, 15 produtores receberam R$ 500 mil. Para participar, os agricultores devem procurar os escritórios da Epagri.
Além dos empréstimos, o Programa Leite Bom SC vai destinar R$ 300 milhões para fortalecer a cadeia produtiva leiteira nos próximos três anos, beneficiando diretamente 22,2 mil produtores catarinenses. O programa está dividido em três ações principais: um decreto que suspende benefícios fiscais para a importação de leite, financiamentos aos produtores, e incentivos fiscais para a indústria leiteira. O produtor de leite Ronaldo Schlickmann, de Braço do Norte, já assinou contrato para investir em equipamentos que melhorarão a produtividade de sua propriedade.

O decreto que suspende benefícios fiscais para a importação de leite e derivados entrou em vigor em 21 de julho de 2024, visando equilibrar a competitividade do mercado local frente aos produtos importados, como o leite em pó integral, cuja importação cresceu 249% nos últimos dois anos. Além disso, o Governo do Estado está analisando um projeto na Assembleia Legislativa para conceder incentivos fiscais à agroindústria leiteira, totalizando R$ 150 milhões ao longo de três anos. Essas medidas têm como objetivo garantir maior competitividade, renda e qualidade do leite produzido em Santa Catarina.