• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Quadrilha que aplicava golpe do empréstimo consignado é alvo de operação da Polícia Civil

Uma quadrilha de estelionatários é alvo da operação Stop Loss, da Polícia Civil, nessa segunda-feira (07). O grupo aplicava o golpe do empréstimo consignado em aposentados e servidores públicos. As vítimas eram atraídas pelo lucro prometido a partir de investimentos no mercado financeiro. Ao todo, foram expedidos sete mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Até as 9h, cinco pessoas haviam sido presas.

Policiais civis da 76ª DP (Niterói) estão à frente da operação, nomeada em referência a um termo do mercado financeiro para parar as perdas em investimentos. A quadrilha operava da seguinte forma: os golpistas abriam empresas em nome próprio ou de terceiros, os “laranjas”, e atraíam as vítimas ao oferecerem lucros em investimentos no mercado financeiro. Para participarem os clientes faziam empréstimos consignados, com a orientação dos criminosos, e repassavam 90% para as empresas e ficavam com 10% do valor. Segundo as investigações, o grupo fazia um contrato de cessão de crédito e de investimento, em que se comprometiam a pagar todas as parcelas dos consignados. As vítimas chegavam a receber o pagamento das primeiras parcelas. Logo em seguida, as atividades das empresas eram encerradas e o grupo sumia, levando o dinheiro e deixando a dívida a ser paga pela vítima junto aos bancos.

Em três empresas abertas como parte do sistema tinham à frente pai e filho — cada um cerca de 20 anotações por estelionato, organização criminosa, crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Ainda assim, eles nunca haviam sido presos.

Durante as investigações também foi descoberto que uma das empresas da quadrilha tinha como sócia-administradora uma idosa, de 80 anos, acometida por um quadro de demência grave. Ela era “laranja” do esquema, sendo tia de um dos integrantes da quadrilha. As atividades dessa firma foram encerradas em setembro do ano passado.

Com informações: Yahoo Noticias

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Planejamento da luz em cada ambiente ajuda a valorizar espaços, melhorar o bem-estar e até
Código de Trânsito Brasileiro prevê penalidade mesmo quando a vaga fica em frente à casa
Higienização correta ajuda a preservar os utensílios e evita a proliferação de fungos e bactérias
Não existem mais publicações para exibir