• https://cast.youngtech.radio.br/radio/8370/radio
  • Rádio Clube de Canoinhas 94,9 FM

Santa Catarina cresce 4,9% e lidera ranking de atividade econômica no país

Estado avança mais do que o dobro da média nacional entre janeiro e novembro de 2025, aponta Banco Central

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 4,9% entre janeiro e novembro de 2025, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira (21). O desempenho é mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 2,4% no mesmo período. O indicador utilizado é o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Com o resultado, Santa Catarina lidera o ranking de crescimento entre os estados avaliados pelo Banco Central. Na sequência aparecem Goiás (4,7%), Pará (4,4%), Espírito Santo (4,3%) e Rio de Janeiro (3,4%). O levantamento acompanha a atividade econômica de 13 estados brasileiros. Para o governador Jorginho Mello, o avanço está ligado às características do estado, como o perfil trabalhador da população, além de ações voltadas à redução da burocracia e incentivo à geração de emprego e renda.

O bom desempenho catarinense também é explicado pelo crescimento dos principais setores econômicos, com resultados acima da média brasileira, conforme dados do IBGE. A indústria avançou 3,4% no estado, enquanto o Brasil registrou apenas 0,6%. Já o comércio cresceu 5,7% em Santa Catarina, contra 1,5% no país, e o setor de serviços teve alta de 3,7%, acima dos 2,7% nacionais.

Autor:

Compartilhe

Publicações relacionadas

Lei determina que instituições ofereçam pelo menos um banheiro para cada gênero; escolas têm 45
Casos foram atendidos na tarde de segunda-feira (26) e na madrugada de terça-feira (27); envolvidos
Abordagem da Polícia Militar ocorreu na noite desta segunda-feira (26), na Rua Coronel Otávio Xavier
Não existem mais publicações para exibir