Santa Catarina tem redução de 30% no desmatamento de Mata Atlântica
Foto: Divulgação / IMA
Dados do Instituto SOS Mata Atlântica indicam que Santa Catarina teve a redução de 30% no desmatamento da Mata Atlântica.
“É um número que vem de fora para dentro do Estado e é muito importante porque reconhece o trabalho que a gente tem feito. Em outros anos houve algumas críticas pelo desmatamento elevado e agora estão mostrando o contrário, a gente está conseguindo reduzir o desmatamento”, analisa Alexandre Waltrick Rates, presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA). “Isso se deu porque agora o empresário, o produtor, tem mais consciência ambiental do que tinha antigamente, se sabe agora que não é só derrubar árvores. E as ações do Estado com fiscalização intensa, tanto do órgão ambiental, o IMA, quanto da Polícia Militar Ambiental que tem papel fundamental nisso”, completa.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, IMA, trabalha há mais de 40 anos com foco na preservação, por meio de ações como estudos e programas ambientais, fiscalização, licenciamentos, entre outros projetos.
“Nosso Estado tem um diferencial, estamos fazendo com que cada município produza um plano de preservação da Mata Atlântica, até o fim do ano a maioria dos municípios vai ter o seu plano, que é mais um incentivo pra ano que vem a gente não só deixar suprimir, quanto recuperar”, anuncia Rates.
Tecnologia a favor das fiscalizações
As fiscalizações são uma rotina no trabalho do IMA, que agora contam com reforço pelo ar: os drones. Somente em 2018 já foram realizadas 126 operações de fiscalização e vistoria com os equipamentos. Esse recurso, empregado recentemente, é significativo, um exemplo disso é a fiscalização de uma área de 50 hectares, que levaria dias para ser averiguada e que com os drones é possível ser feita em apenas 20 minutos.
Preservação e Educação Ambiental
A Polícia Militar Ambiental trabalha de forma incisiva na preservação do meio ambiente, evitando o desmatamento de áreas de mata nativa. Aos cuidados da PMA estão diversas espécies vegetais representantes do Bioma Mata Atlântica, como por exemplo: Xaxim (Dicksonia sellowiana), Cedro (Cedrela fissilis), Imbuia (Ocotea porosa) e Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia). Todas elas fazem parte de uma lista de espécies com risco de extinção, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), elaborada por 330 especialistas e 4.617 espécies analisadas.
Em 2017 a Polícia Militar Ambiental fiscalizou 2.363 situações relacionadas com a Flora e 1.500 relacionadas com a Fauna, aplicando multas que somam R$ 10.430.100,80. Além disso, 699 alunos entre 12 e 14 anos se formaram no Programa Protetor Ambiental, PROA, para auxiliar a PMA em suas atividades de educação ambiental.
Além da sede em Florianópolis, existem 19 unidades de atendimento, onde 358 Policiais Militares Ambientais trabalham para a preservação do Meio Ambiente.